Apoie o futebol local

image.jpeg

O futebol brasileiro, essa parte essencial da cultura e da identidade dessa terra, é muito mais do que os 8 a 12 times chamados de “grandes” pela imprensa massificada. Nessa terra, em boa parte dos municípios, há equipes de futebol. São quase 800 equipes de futebol profissional, boa parte delas mais antigas que os clubes mais famosos.

A força vital do futebol brasileiro depende de que essa cultura local, regional, municipal do futebol siga sendo cultivada. Para que o futebol não morra, assassinado pelo business, pelas modernizações desnecessárias, pelas negociatas milionárias, a chama do futebol deve ser mantida acesa e os clubes pequenos estão entre os melhores portadores dessa tocha.

Não deixa de ser vergonhoso que, na maioria dos estados brasileiros o time mais popular seja algum do Rio de Janeiro ou São Paulo. É sinal do poder avassalador que a mídia de massa, principalmente a Rede Globo, tem sobre a formação dos gostos e das identidades.

Não afirmamos que não se deva gostar de times de outros lugares, mas que se deve ter, ao menos, um mínimo de orgulho e amor ao próprio chão, levando também no coração o time do seu estado, da sua cidade, do seu bairro. O time da sua gente. O time do seu povo.

E o que falar de uma juventude desenraizada do “Meu Barça”, do “Meu Real Madrid”, que chora e sofre com as vitórias e derrotas de times estrangeiros, de times cujos nomes essa juventude nem sabe pronunciar, de times em cuja terra essa juventude nunca nem porá os pés? Chora e sofre mais, muito mais do que com as sagas, essas sim, épicas de antigos e respeitáveis clubes cujos jogadores são tão “gente do povo” como nós mesmos, onde os jogadores muitas vezes tem que jogar e ainda ter um outro emprego.

Futebol é identidade. E time de futebol deve ser questão de identificação pessoal. Sim, é claro que muitas vezes faz sentido até ter mais de um time. Há gente que mora em um estado, mas os pais vieram de outro, ou que nasceu em um lugar, mas mora em outro. Tudo bem.

O que não se pode permitir é que o futebol vire apenas mais um negócio e perca sua autenticidade.

LIBERDADE! JUSTIÇA! REVOLUÇÃO!

Anúncios
Esse post foi publicado em Tradição. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s